AMÓS - A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO
Texto: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23
Texto: Amós 1.1; 2.6-8; 5.21-23
EDILSON MORAES
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20
Justiça e retidão são elementos necessários e imprescindíveis à verdadeira adoração a Deus.
Amós, é o profeta que luta pela atenção que deve ser dispensada aos menos favorecidos, por parte daqueles que possuem uma condição financeira melhor.
Era originário de Tecoa, uma das aldeias situada a 17 quilômetros de ao sul e Jerusalém e exerceu o seu ministério durante os reinados de Uzias, rei de Judá e Jeroboão II, filho de Joás, rei de Israel (1.1; 7.10). Contemporãneo de Oséias, Jonas, Isaías e Miquéias, exercia a função de boeiro e cultivador de sicômaros e mesmo não tendo passado pela escola de profetas, aprouve a Deus enviá-lo a Betel centro religioso do Norte. Teve como principal desafio confrontar-se com o sacerdote Amazias que exercia e tinha forte influência com o rei Jeroboão II (7.10-16).
Era originário de Tecoa, uma das aldeias situada a 17 quilômetros de ao sul e Jerusalém e exerceu o seu ministério durante os reinados de Uzias, rei de Judá e Jeroboão II, filho de Joás, rei de Israel (1.1; 7.10). Contemporãneo de Oséias, Jonas, Isaías e Miquéias, exercia a função de boeiro e cultivador de sicômaros e mesmo não tendo passado pela escola de profetas, aprouve a Deus enviá-lo a Betel centro religioso do Norte. Teve como principal desafio confrontar-se com o sacerdote Amazias que exercia e tinha forte influência com o rei Jeroboão II (7.10-16).
De acordo com o dicionário Wycliffe Amós delimita a situação social, moral e espiritual em que se encontrava o Reino do norte (Judá). A nação encontrava-se dividida em duas classes: os pobres e os ricos. Estes últimos, não contentes com o que possuíam queriam sempre mais e de qualquer modo, no estilo "os meios justificam os fins", tratado por Maquiavel. Tratava-se, pelos relatos descritos no texto bíblico, de um povo que era medido/tratado pelo tipo da classe a que pertencia.
Ademais, como se não fosse suficiente, esta nação entrou num estado de letargia espiritual e degradação moral ao ponto de Deus ter levantado Amós com a missão de mostrar, por meio da profecia, que a sua situação não estava de acordo com a vontade do Senhor. "Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados" (5.12).
A voz de Deus, como a de um leão que ruge, será ouvida desde Sião no dia do juízo. Sob o respeitável manto da prosperidade material, Amós põe a descoberto a massa putrefata do formalismo religioso e a corrupção espiritual (Arnold C. Schultz) - Biblia digital.
Sobre o livro de Amós, pode ser resumido com a seguinte estrutura:
I. Julgamento contra as nações do Oriente, capítulos 1 e 2;
II. Proclamações contra Israel (3-6);
III. Cinco visões a respeito de Israel (7.1-9.10;
IV. A promessa da restauração (9.11-15).
Pois bem. Deus não suporta que seu povo tenha esse tipo de comportamento. As advertências trazidas por ele tem como meta trazer de volta o seu povo ao arrependimento. Assim como ocorreu nos dias de Joel, após as pronúncias dos juízos divinos, Amós sinaliza para a oportunidade de Judá ser perdoado por Deus, mediante demonstrações sinceras de arrependimento.
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