Por: Edilson Moraes
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(1 Tm 4.12).
As cartas paulinas dirigidas aos dois jovens líderes, Timóteo e Tito, são uma amostra indelével da sua preocupação com o avanço do evangelho e visão pastoral.
“Timóteo era um nativo de Listra, uma colônia romana na província da Galácia. Filho de um casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe, judia (At 16.1). Pouco se sabe sobre seu pai, que parece não ter se tornado cristão, mas sua mãe e avó parecem ter sido convertidas como resultado da visita de Paulo a Listra em sua primeira viagem missionária (2Tm 1.5). Desde sua infância, elas haviam instruído Timóteo nas Escrituras judaicas (2Tm 3.14,15) e tiveram indubitável influência na própria conversão de Timóteo ao cristianismo. Tito era um cristão gentio que foi, provavelmente, convertido por Paulo (Tt 1.4). Não dispomos de muita informação sobre ele nem seu nome é mencionado em Atos. Paulo o levou consigo a Jerusalém no princípio de sua obra missionária, onde não permitiu que ele fosse circuncidado (Gl 2.1-3). Tito, aparentemente, acompanhou Paulo em sua segunda e terceira viagens missionárias e em parte da quarta. Foi um companheiro confiável, com quem Paulo podia contar em situações delicadas como aquela de Corinto (2Co 2.13;7.6,13,14;8.6,16,23;12.18)” - [J. N. D. Kelly - Novo Testamento - Vida Nova - Série Cultura Cristã]¹.
AS EPÍSTOLAS PASTORAIS
Cartas pastorais. -São agrupadas desde os primeiros séculos do cristianismo tal qual temos em nossas Bíblias;
-Foram chamadas pela primeira vez de Epístolas Pastorais no século XVIII;
-Diferente das demais epístolas paulinas quando se destinam a uma igreja ou um grupo de igrejas;
-Não há nada que indique que elas foram escritas na mesma data ou do mesmo local ou que o autor pretendesse que fossem um conjunto, entretanto estudos contemporâneos indicam que devem ser tratadas como um grupo;
-Possivelmente escritas no período do fim da vida do apóstolo Paulo, apresenta o pensamento dele preparando Timóteo e Tito para continuar a sua tarefa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%ADstolas_pastorais)².
Datas em que foram escritas. -A Primeira Epístola de Timóteo foi escrita por volta de 64 d.C., entre a primeira e a segunda prisão de Paulo, e enviada de Roma ou da Macedônia (talvez Filipos);
- Em seguida, por volta de 65 d.C., foi escrita a Carta a Tito;
-A Segunda Epístola de Timóteo foi escrita em torno de 67 d.C., quando do segundo encarceramento do apóstolo, e antes de sua morte;
-Faz parte das "cartas da prisão", ao lado de Filipenses, Efésios, Colossenses e Filemon;
-De acordo com a tradição posterior, Paulo escreveu 1º Timóteo enquanto estava ainda no meio de sua quarta viagem missionária, entre os anos de 62-64 d.C. 2º Timóteo é a última carta escrita por Paulo. Preparou-a logo depois da sua quarta viagem missionária, provavelmente entre 64-68 d.C. Também a carta enviada a Tito foi escrita durante a quarta viagem missionária, entre 62 e 64 d.C.].
Conteúdo. -Estas epístolas formam um conjunto literário, devocional e doutrinário, em que se observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos propósitos para qual foram escritas.
-O conteúdo pode ser resumido da seguinte maneira:
a) Saudação. (1 Tm 1.2; Tt 1.1-4; 2 Tm 1.1,2);
b) Qualificações ministeriais. (1 Tm 3.1-13; Tt 1.5-9);
c) Alerta contra os falsos mestres e as falsas doutrinas (1 Tm 4.1-5; Tt 1.10-16).
d) O cuidado com a "sã doutrina" (1 Tm 1.10; 6.3; 2 Tm 1.13; 4.3; Tt 2.1);
e) Comportamento e conselhos a diversos grupos (1 Tm 5.1-25; Tt 2.1-10).
PROPÓSITO E MENSAGEM
Orientar os líderes quanto à vida pessoal. 1 Tm 4.12, 16; 1 Tm 3.1-13
-Paulo sabia que a essência da liderança era a servidão (I Timóteo 4:10-12, Tito 2:7-8);
-Ele deu o exemplo a Timóteo e o chamou a imitá-lo (II Timóteo 3:10-11).
-Em muitas ocasiões, ao invés de ordenar algo a Timóteo ou a Tito, Paulo simplesmente pediu, recomendou, lembrou ou simplesmente os instruiu (I Tm 1:3, 1:18, 2:1, 4:6-7, 15, 5:1-2, 14, 21, 6:20, II Tm 2:14, 2:25, 4:1, Tito 2:2-6, 9, 3:1).
Combater as heresias.
a) O judaísmo
b) O gnosticismo
UMA MENSAGEM PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE
O "evangelho" da prosperidade.
Lima (2015), citando Kenneth Copeland em áudio:
“Você não tem um deus dentro de você. Você é um Deus” (Fita cassete The Force of Love, BBC 56);
Lima (2015), citando Hagin Zoe:
Hagin Zoe “Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi...” (Hagin, Word of Faith, 1980, p. 14);
Lima (2015), citando Hagin Zoe:
“Eis quem somos: somos Cristo! (Hagin, Zoe: A própria vida de Deus, p. 57).
Apostasia dos últimos dias.
”Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios...” (2 Tm 3.1,2).
-Apostasia teológica (1 Tm 4.1; 2 Tm 4.3);
-Apostasia moral (Mt 23.25-28; Is 6.13; Rm 6.15-23;
Passos que levam à apostasia:
a) Não levar a Palavra de Deus a sério (Lc 8.13; Mc 1.15).
b) Afastar-se de Deus (Hb 4.16; 7.25).
c) Tornar-se tolerante ao pecado (1 Co 6.9,10; Ef 5.5).
d) Não ouvir as repreensões do E. Santo (Ef 4.30; Hb 3.7-11).
e) Entristecer ao E. Santo (Hb 3.7,8).
IV - MENSAGEM PARA A LIDERANÇA
1. Administração eclesiástica.
1 Timóteo 3.1-12 e em Tito 1.5-9.
2. Ética ministerial.
“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15).
a) Princípio da capacidade
b) Princípio da moralidade
-“O povo de Deus deve aprender a ética cristã e a verdadeira piedade, não somente pela Palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos pastores que vivem conforme os padrões bíblicos” (Fp 3.17; 1 Co 11.1);
“O líder cristão não é o que manda. É o que serve. Não é o maior. É como o menor” (LIMA, 2015, p. 19).
CONCLUSÃO
As cartas paulinas sinalizam para a importância do obreiro ou pretendente ao ministério, ter sua vida ilibada.
Conduzem a uma reflexão sobre o preparo espiritual e intelectual que os aspirantes ao santo serviço cristão devem desenvolver para que possam galgar êxito na obra do Senhor.
Revelam, de modo contundente, que as cartas endereçadas aos dois jovens obreiros (Timóteo e Tito), são ensinamentos atemporais, isto é, não se restringem apenas aos dias iniciais da igreja primitiva, mas perpassam até os dias atuais e permanecerão eficientes até o momento em que a igreja será arrebata por Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador.
Aleluia!!!
BIBLIOGRAFIA
CPAD. Bíblia de estudo pentecostal. Rio de Janeiro: 1995.
LIMA, Elinaldo Renovato de. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. 1ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2015.
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¹Citado por: <https://auxilioaomestre.blogspot.com.br> Acesso em: 04 jul, 2015.
²Citado por: <https://auxilioaomestre.blogspot.com.br> Acesso em: 04 jul, 2015.
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