Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2015

ADEC 1945-2015: O COMEÇO DE UM GRANDE PROJETO

                 

Primeiros passos da AD em Euclides da Cunha


24/07/1945


    Por: Edilson Moraes




A pregação do evangelho no município de Euclides da Cunha vem promovendo transformação de vidas através da revelação da Palavra de Deus e do mover do Espírito Santo.

Desde 1945, quando homens e mulheres cheios do vigor e da unção celestial decidiram colocar suas vidas à disposição do Senhor Jesus para anunciar as boas novas da salvação, milhares de vidas têm sido alcançadas por Cristo, as quais são libertas da escravidão do pecado e das trevas.
     
Compungidos pelo Espírito Santo a testemunhar as grandes maravilhas de Cristo, em atendimento à ordem dada à igreja, conforme se vê em Atos, “ e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”, estes irmãos abdicaram de seu bem-estar e conforto familiar para se lançarem na seara do Mestre, em terras desconhecidas, dando testemunho do grande amor do Senhor pelas almas carentes de salvação.

Eram pessoas muito simples. Muitas das quais leigas, pregando uma palavra também simples, mas poderosa  'Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará, para arrebatar os salvos'.

Desde o começo é esta a mensagem proferida pelos crentes. O que aparentemente se mostra ser algo sem sentido para alguns, para os que creem em Jesus, trata-se de uma palavra fiel e verdadeira que pode transformar o mais vil dos pecadores em uma nova criatura, conforme registrado pelo apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5.17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
    

A pregação pentecostal - marca das das Assembleias de Deus chegou à cidade de Euclides da Cunha através do irmão José Marques, que inspirado por Deus, saiu de Nova Soure - Bahia, dirigindo-se a esta cidade com o desafio de pregar as boas novas de Cristo às almas subjugadas pelo pecado. 

Segundo relatos colhidos, esta missão teve o apoio e acompanhamento de Manoel Joaquim (à época, citado como como Evangelista) e José Victor. Pouco se sabe destes dois últimos, pois a obra vai se desenvolver tendo como liderança principal a pessoa de José Marques.  

O início se deu precisamente no dia 24 de julho de 1.945 quando foi dirigido o primeiro culto na localidade de Carnaíba, (provavelmente na casa do irmão Zeca Miguel), o qual passa a acompanhá-los nos demais cultos realizados nos dias 25 em 
Algodões e 26  em Queimadas e Rio Grande. 

As primeiras conversões ocorrem no povoado de Queimadas, quando da realização do primeiro culto no dia 26/07/1945, na casa do sr. Antonio Dias que recepciona os pregadores a pedido de seu irmão sanguíneo João Dias (popularmente conhecido como ‘Diome’), o qual tendo ouvido a pregação do evangelho um dia antes em Algodões, é tocado pelo Espírito Santo e, desejoso em continuar ouvindo aquela mensagem tão verdadeira e poderosa, solicita aos desbravadores que dirijam um culto na casa de seu irmão, no dia seguinte. Neste culto, ambos rendem-se aos braços de Cristo juntamente com as esposas e filhos (em torno de 17 almas). 

Daí em diante, esta residência passa a ser o ponto de encontro dos recém-convertidos e palco do mover diário do poder do Espírito Santo na vida daqueles que sedentos de Deus, não mediam esforços para humildemente se debruçarem na presença do senhor, principalmente por meio das orações e dos jejuns que eram constantes. 

Ao mesmo tempo, estando cheios da graça de Deus, entenderam a urgência da pregação do evangelho, o qual passam também a pregar com profunda compaixão às almas escravizadas pelo pecado e por satanás.

Os relatos históricos dão conta de que logo em seguida, aqueles corajosos homens sem perder tempo, deslocam-se ao povoado de Rio Grande, onde dirigem o primeiro culto naquela comunidade, ampliando-se dessa forma o número de salvos, tendo em vista que naquele dia agregam-se às Assembleias de Deus o irmão José Maria, o qual de igual modo passa a crer naquela Palavra extraordinária, juntamente com sua esposa e filhas. 

A exemplo do que aconteceu em Queimadas, logo sua casa passa a ser um ponto de oração e pregação da Palavra de Deus. 
    
Provavelmente, naquele mesmo período os irmãos Manoel Joaquim, José Marques e José Victor dando continuidade àquele magnífico empreendimento evangelístico, estiveram pregando o evangelho também na comunidade de Pinhões. 

Assim como aconteceu nos povoados apontados anteriormente, nesta localidade também ficou plantada a semente da Palavra de Deus, a qual não demoraria a germinar e espalhar-se pelos rincões do sertão do semiárido nordestino. 
   
E foi exatamente o que aconteceu. O número de crentes rapidamente foi ampliado, principalmente em Queimadas, que passa a ser identificada não por acaso como “Queimadas dos crentes”, em função do número de pessoas que passam a dar crédito à Palavra de Deus e aceitam a Cristo como seu salvador pessoal. 

Assim,  dava o Espírito Santo de Deus uma prova inconteste da obra grandiosa que o Senhor estava realizando naquela região e que iria continuar a fazer, pois muitas outras vidas iriam se render ao senhorio de Cristo dali em diante.

De modo incansável, aqueles irmãos não paravam de obedecer a ordem imperativa de Cristo “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. 
     
Não demorou muito e os irmãos de pronto perceberam a necessidade de construir um templo para abrigar o povo de Deus, em suas atividades de adoração, pois o número dos que criam crescia consideravelmente dia após dia.

Mediante o grande empenho de todos, e estando todos os irmãos sob o impacto da presença de Deus, iniciou-se a construção do templo no povoado de Pinhões, sendo esta a primeira das igrejas assembleianas a ser construída neste município de Euclides da Cunha.

Segundo o relato de alguns irmãos a exemplo da irmã Inácia (Queimadas) e Elvira Dias da Mota (Pinhões), a construção foi iniciada no ano de 1945. De acordo com o texto 'Memórias do Pastor José Marques Santos e (...)', escrito por familiares em sua homenagem, a inauguração se deu em 1948.


Na cidade de Euclides da Cunha


Estrategicamente, José Marques e sua família decidem morar na cidade de Euclides da Cunha, inicialmente na Praça da Igreja Católica, onde passou a realizar os cultos em casa.

"Posteriormente, essa casa passou a ser a Padaria do seu Manoel", ponto bem conhecido dos euclidenses ainda hoje.

Em seguida, mudou-se para a atual Avenida Almerindo Rehen, em uma casa alugada, onde manteve os cultos de oração e pregação do evangelho. 

Em meados de 1950 foi comprado do sr. Souza, por TREZE MIL RÉIS, uma parte do terreno onde está o atual templo sede. 

Logo após, surgiu a oportunidade de comprar a outra parte do terreno que pertencia a uma vizinha do Américo, por CINQUENTA MIL RÉIS

Segundo Ernestina, 

"Não era fácil ser crente. Certa vez, o Delegado Desidério chamou o Pastor para proibi-lo de realizar cultos. Por várias vezes, durante as orações, atiravam pedras no telhado da igreja. Naquela época, os católicos não queriam que os crentes enterrassem seus mortos no mesmo cemitério(...)". 

"(...)porém, havia o constante mover de Deus em nossos corações. Quase todos os dias, crentes eram batizados com o Espírito Santo. Muitos deles, até debaixo das árvores, quando iam para o culto".      


Primeiros crentes batizados

Primeiro batismo:
11/11/1945


"Este batismo foi realizado em clima de grande festa, em um tanque de barro que ficava ao lado da residência de Antônio Dias". 

De acordo com informações orais colhidas de testemunhas vivas daquele momento histórico, vinte e sete almas preciosas desceram as águas batismais neste dia. 

Veja lista a segui:

01. JOSÉ MARIA DE ALMEIDA
02. JARDILINA Mª DE ALMEIDA
(esposa) e filhas
03. ANA ALMEIDA
04. MARIA RAMOS DE ALMEIDA – “RAMINHO”
05. ERNESTINA Mª DE ALMEIDA

06. ANTONIO DIAS
07. CRISTINA DIAS
(esposa) e filhos
08. JOÃO DIAS
09. FELIPE DIAS
10. FAUSTA DIAS
11. EPIFÂNIA DIAS
12. FILOMENA DIAS
13. MARIA DIAS

14. JOÃO DIAS "DIOME"
15. PORFÍRIA DIAS
(esposa) e filhos
16. JOANA DIAS
17. MARIA DIAS
18. ORTÍNIA DIAS
19. JOÃO DIAS
20. MENEGÍDIO DIAS
21. CLARA DIAS
22. JOSEFA DIAS

23. JOÃO FIRMINO
24. DELVIRA
(ESPOSA) e filhas
25. RAIMUNDA DOS REIS
26. IZABEL DOS REIS
27. AURELINDA DOS REIS


Passados 70 anos, tivemos a oportunidade de conversar com algumas testemunhas que viveram naqueles dias, sendo de grande valia por nos possibilitar obter informações como as que aqui estão. 



Assim, em 2015 com o apoio do jovem Eliezer Cardim, foram feitos alguns registros audiovisuais para fins de levantamento de dados sobre nossa história e um deles foi o testemunho de Joana Dias, uma das poucas pessoas que deram início à igreja em 1945 e que estão vivas nesse ano.


Confira aqui o testemunho de Joana dias.


            Vídeo: Eliezer Cardim



Sequencia dos pastores de acorde com o ano de posse

1º JOSÉ MARQUES DOS SANTOS

(Já cuidava da igreja desde 1945. Em 1948 foi consagrado a Pastor, permanecendo à frente da igreja por aproximadamente 12 anos).

2º JOSÉ SANTANA DA SILVA – 1957 (APROX. 1 ANO)

3º JOÃO EVANGELISTA DE JESUS – 1958 (APROX. 3 ANOS)

4º JOSÉ MARQUES DOS SANTOS (INTERINAMENTE) - 1961 (Por 10 meses)

5º ARISTÓTELES BISPO DOS SANTOS – JANEIRO DE 1962 (5 ANOS)

6º MANOEL CAVALCANTE – JANEIRO DE 1967 (APROX. 11 ANOS)

7º PEDRO FRANCISCO DA SILVA - 1978 (APROX. 10 ANOS)

8º PR. RAIMUNDO LUZ – 1988 (APROX. 13 ANOS)

9º MARINALDO BARBOSA DA SILVA – 2001 (APROX. 10 ANOS)

10º EDSON CERQUEIRA – 15/08/2010 A 07/06/2015 (5 ANOS, 7 MESES E 23 DIAS)

11º Luiz Carlos Araújo Leão - agosto de 2015 (Pastor atual em 29/09/18).





Primeiros templos construídos

1º Pinhões - Iniciado em 1945 e inaugurado em 1948;

2º Queimadas - Concluído em 1957;


3º Sede – Iniciado provavelmente em 1962 e inaugurado em 1963.


Alguns dos pioneiros que muito ajudaram no crescimento desta obra:

  


Ernestina Maria





















José Maria






















Epifânia Dias
Recebeu o cartão de membro nº 001 




O irmão Marcolino (à esquerda), um índio euclidense convertido a Cristo, foi consagrado Presbítero e muito contribuiu com a obra de Deus nesta cidade.

O irmão Elias Moreira (à direita), natural de Euclides da Cunha destacou-se por ter sido o desbravador do evangelho na cidade de Cansanção, onde teve o prazer de ver surgir uma grande igreja, a qual pastoreou por muitos anos. 










Presbítero Antônio Martins. Foi um dos dirigentes da igreja de UAUÁ e CANSANÇÃO. 





















_______________________________
Referências:

FERREIRA, Adina Evangelista de Jesus. João Evangelista de Jesus: no nome uma missão. Clínica dos Livros: Feira de Santana, 2009.

Manoel Cavalcante: Dados e imagens fornecidos pela família - Miriam (filha), Cléber (neto) e demais familiares.

Pedro Francisco: Dados e imagens fornecidos pela família - Lelília (filha), Josias e demais familiares.

Pedro Francisco: Histórico da Assembleia de Deus – Euclides da Cunha/BA. 1983.

Jubilação do Pr. Raimundo Luz. Disponível em: <
http://www.ceadeb.com.br>. Acesso em: 25 jun, 2015.

Marinaldo Barbosa: Dados e imagens fornecidos pela família - Samuel e Rutiléia (filhos).

Manoel Joaquim: Memórias: Pastor José Marques dos Santos e Izabel Glória dos Santos, casal de missionários.

Memórias: Pastor José Marques dos Santos e Izabel Glória dos Santos, casal de missionários.

Aristóteles: Homenagem 96 anos de idade do Pr. Aristóteles.






2 comentários:

  1. Muito bom poder aprofundar o conhecimento sobre nossa igreja.E de bom ter referência.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom poder aprofundar o conhecimento sobre nossa igreja.E de bom ter referência.

    ResponderExcluir